Sintomas da verminose 

O estabelecimento de um quadro verminótico nos animais se observa pelo estado anêmico, aparecimento de edema na região submandibular (papada inchada), desidratação, pêlos arrepiados e sem brilho, perda de peso pela falta de apetite e, consequentemente, diminuição da produção de leite e desenvolvimento lento. 

Coleta de fezes

As fezes devem ser coletadas preferencialmente pela manhã, diretamente do reto dos animais, evitando-se desta forma a contaminação com helmintos de vida livre do solo. As amostras devem ser colocadas em frascos de boca larga ou sacos de plástico, limpos, e devem ficar fechados para evitar a aceleração da eclosão dos ovos. É recomendável que cada amostra seja de 4 g a 6 g, porém, no caso de crias, quantidades menores podem ser coletadas. Para auxiliar a coleta, faz-se uma massagem nas paredes retais com a mão lubrificada, lavando-a antes de nova coleta.

A coleta de fezes deve ser feita mensalmente para a realização de exames de contagem de ovos por grama de fezes (opg) e de coproculturas (cultivo de larvas) para que, em função dos resultados, proceda-se à vermifugação do rebanho. A coleta de fezes também pode ser realizada quando o produtor suspeitar de verminose, pelo aparecimento dos sintomas.

Quantidade de amostras

Para se determinar a ocorrência de verminose em uma criação com 100 animais, por exemplo, coletam-se 30 amostras de fezes,incluindo todas as categorias (reprodutores, cabritos mamando e desmamados, novilhas, cabras secas, cabras prenhas e, especialmente, cabras paridas). Em rebanhos maiores, recomenda-se a coleta de 10 a 20 amostras por categoria.


Acondicionamento e envio 

Para envio ao laboratório, as amostras de fezes devem ser identificadas e acondicionadas em caixas de isopor com gelo, a fim de refrigerar o material. Se não forem enviadas imediatamente, aconselha-se guardar as fezes no refrigerador. Normalmente, as amostras destinadas à coprocultura não necessitam permanecer no frio, podendo ser deixadas em condições naturais.

Fonte: Embrapa/ Foto: http://www.farmpoint.com.br/


date domingo, 12 de julho de 2015

0 comentários to “Como coletar fezes de caprinos e ovinos para exames parasitológicos”

Leave a Reply: