A Moringa oleifera Lam
          Planta pertencente à família das Moringaceae, é nativa da Índia e amplamente cultivada nos trópicos de todo o mundo. No Brasil, foi introduzida como planta ornamental por volta de 1950 e desde então, tem sido difundida devido ao seu alto valor nutricional, principalmente em relação às folhas, que são importantes fontes de vitamina A, C e ferro.
           A moringa caracteriza-se por ser bastante tolerante à seca, sendo cultivada em regiões áridas e semi-áridas, as quais possuem precipitações anuais abaixo de 300 mm, Possui alta produção de biomassa de mais de 100 t de matéria seca (MS) / ha que pode ser alcançado sob condições de agricultura intensiva, sendo dessa forma uma cultura bastante viável economicamente.
Nos experimentos realizados por pesquisadores as condições ideais para a produção de biomassa fresca foram a uma densidade de 500 000 mudas por hectare e em freqüências de corte a cada 45 dias em época de chuvas e a cada 60 dias durante a estação seca. 

Valor nutricional
O composto mais elevado na moringa são os carboidratos, seguido de proteínas  e lipídeos, com destaque para a moringa seca, que apresentou maiores teores de nutrientes. 
          Com relação a fatores anti-nutricionais, cujo consumo pode afetar a produtividade e a saúde dos animais, as folhas da Moringa apresentam quantidades insignificantes de taninos  e saponinas; também não foram detectados glicosídeos cianogênicos nem inibidores de tripsina, amilase ou lectina .
         As folhas são altamente nutritivo, sendo uma boa fonte de proteínas, β-caroteno, vitaminas A, B, C e E, riboflavina, ácido nicotínico, ácido fólico, piridoxina, aminoácidos, minerais e vários compostos fenólicos. As folhas podem ser consumidos fresca ou armazenadas como material seco, as sementes tem sido usadas como ração animal.
Segundo pesquisas, as folhas de M. oleifera, tem atividades antioxidantes potentes, mas para diferentes graus. O potencial antioxidante pode ser atribuído a presença de compostos polifenólicos. Daí o consumo da dieta suplementado com folhas de M. oleifera poderiam proteger os animais contra as doenças induzidas pelo estresse oxidativo e proteger os produtos da deterioração oxidativa durante o período pós-mortem. O pró-efeito protetora de M. oleifera pode explicar sua ampla utilização na vida e possíveis benefícios para a saúde.
    
 Como plantar

A Moringa deve ser estabelecida como uma cultura pura, com um espaçamento de 80cm centímetros entre plantas e 1 m entre linhas, com sementes e sem irrigação ou fertilização. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 1 cm de solo e  2-3 sementes por broca. A Moringa pode ser colhida  com 1,5 m de altura e 25 centímetros a altura de corte, em aproximadamente 45 dias de rebrota e talos mais grossos de 5 mm devem ser removidos para assegurar composição de forragem uniforme.

Por: Fabíola Franklin de Medeiros, Médica Veterinária e Mestre em Zootecnia pela UFCG.



date terça-feira, 8 de abril de 2014

6 comentários to “Moringa na alimentação de animais ”

  1. Unknown
    9 de abril de 2014 às 13:52

    Onde arrumo as sementes e qual a melhor época para plantar????. Tolera frio?????, geada????.
    Obrigado.
    Carlos

  1. Fabiola Franklin
    10 de abril de 2014 às 05:18

    A moringa (Moringa oleifera Lam.; Moringaceae), se adapta tanto às condições irrigadas quanto às de sequeiro, pouco exigente em solos e fertilizantes, encontra-se disseminada na região nordeste, particularmente no Ceará, graças à sua utilização na clarificação de águas turvas. Ela cresce em regiões desde as subtropicais secas e úmidas, até tropicais secas e florestas úmidas. Pode- se encontrar a venda em vários sites como moringasemei.

  1. Bruno
    28 de junho de 2016 às 11:12

    Olá Fabíola, estou em Caruaru-PE, não sou área agropecuária, mas filho de agricultor, estou pretendendo fazer uma plantação de moringa no sertão de PE para criação de ovinos em confinamento. Gostaria de mais informações sobre a cultura e seu uso como forragem para ovinos. Como tenho muitas dúvidas (como a plante tem várias aplicações, vi que pode haver uma plantação adensada no intuito de produzir apenas forragem) gostaria de obter fontes onde pudesse pesquisar sobre o cultivo e o seu uso como ração. Penso em fazer uma criação para produção de cordeiros precoces com o uso de alto grão, sem pastagens. Poderia manter as matrizes só com a moringa? deveria ter outro tipo volumoso? disponho de muita água (15.000l/h), mas o índice pluviométrico é baixo, inviável para pastagens. Obrigado

  1. Unknown
    5 de novembro de 2016 às 12:24

    Temos sementes de moringa e enviamos para todo Brasil Francisco da Moringa 85 9 9668 9951

  1. Unknown
    5 de novembro de 2016 às 12:26
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Patrícia Magalhães Borges
    24 de fevereiro de 2018 às 11:10

    Quero mais informações

Leave a Reply: