Planta utilizadas no controle das verminoses em caprinos no Semiárido Paraibano

BATATA -DE- PURGA


Também conhecida como jalapa, jalapão, purga de amarelo leite, briônia da américa e jalapa do Brasil. Planta herbácea, atingem até 4m de comprimento.  Folhas verde-escuras na página superior e, esbranquiçadas na página inferior. As flores são solitárias, ocasionalmente 2, pedunculadas, 5 sépalas, pétalas fundidas Amarelas de 7cm de comprimento e 5 estames. O fruto é uma cápsula ovóide com 4 sementes.

Uso em ovinos e caprinos: 09g da farinha da batata (corta, seca e tritura) para cada 20 Kg de peso vivo, por via oral, recomenda-se um jejum de 12h.

Contraindicado para gestantes.


JERIMUM

Planta da família das Cucurbitaceae, também conhecida como aboboreira, abobra, jerimum, jerimunzeiro, abobrinha italiana, abóbora-amarela, abóbora-da-guiné, abóbora-de-carne-branca, abóbora-de-carneiro, abóbora-grande, abóbora-moganga. É uma planta rasteira, com gavinhas compostas e folhas alternas, palmadas e membranosas. Flores amarelas e campanuladas.
Uso em ovinos e caprinos: 38g da farinha das sementes (lava, seca e tritura) para cada 20kg de peso vivo, por via oral. Recomenda-se Jejum de 12h.

MELÃO DE SÃO CAETANO

Trepadeira encontrada em toda região tropical, muito comum nas cercas a beira da estrada com flores amarelas solitárias nas axilas das folhas. 

Uso em ovinos e caprinos: 90g de folhas para cada 20kg de peso vivo, por via oral, recomenda-se jejum de 12h.


Fabíola Franklin de Medeiros, Médica Veterinária e Mestre em Zootecnia pela UFCG.

Bibliografia Consultada: ATHAYDE, A.C.R. et al. Plantas Medicinais e a Etnoveterinária na Caatinga - Patos - PB: CSTR, UFCG, 2012.

date terça-feira, 25 de março de 2014

1 comentários to “Controle de vermes por plantas”

  1. Unknown
    26 de março de 2014 às 16:59

    sou técnico em manejo,e muito me entereça esta matéria

Leave a Reply: