Com o intuito de diminuir a emissão de carbono nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o projeto Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural. A iniciativa do Mapa, do Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (DEFRA) do Governo do Reino Unido e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), irá beneficiar cerca de 3.700 produtores com capacitação técnica e recursos financeiros.
Durante o lançamento do projeto, o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, salientou que conservação e crescimento econômico podem caminhar juntos e devem ser valorizados. “Esperamos que este seja o primeiro, dentre outros projetos de cooperação. Que a proposta brasileira possa mostrar na prática que é possível produzir, conservando o meio ambiente”.
O Projeto visa reduzir o desmatamento, restaurar florestas e o solo por meio da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. O Governo do Reino Unido irá doar R$ 80 milhões para o Brasil executar as atividades. Participam do empreendimento os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
“A ação tem duração de quatro anos e envolve a adoção de novas tecnologias agropecuárias de baixa emissão de carbono, regularização ambiental, treinamento técnico e educação rural para o desenvolvimento sustentável. Tudo isto em uma área de 41.560 hectares”, explicou Antonio Andrade.
Os editais de seleção das unidades demonstrativas devem sair dentro de seis meses. Os produtores vão receber financeiramente para executar o projeto, desde o pagamento por serviços ambientais, até recursos para implantação das unidades.
Fonte: Boi a Pasto

date sexta-feira, 16 de agosto de 2013

0 comentários to “Lançado projeto que visa recuperação e proteção de florestas”

Leave a Reply: